Manga filtrante detalhe da costura, manga filtrante nomex, manga filtrante em feltro e gaiolas para mangas filtrantes

Compartilhe este post

Manga filtrante para filtros industriais

Os processos industriais que emitem poluentes atmosféricos têm na manga filtrante uma grande aliada para diminuir o impacto ambiental e atender às legislações.

A manga filtrante para filtração industrial é um elemento relevante nos processos de fabricação que seguem os padrões internacionais e o compromisso com a redução do impacto ambiental.

A filtração está presente em várias etapas da indústria, seja no processo produtivo ou no controle do envio de poluentes para a atmosfera. O filtro manga contribui para a eficiência do funcionamento do sistema de captação, retenção e recuperação de partículas sólidas.

Em pequenas ou em grandes indústrias, a manga filtrante atua na redução da emissão de gás carbônico e particulados secos para a atmosfera.

O filtro manga executa a filtração de gases de vários tipos, mesmo em grandes quantidades de vazão, retém as substâncias tóxicas, a poeira ou outros elementos contaminantes de superfície, ou ambientes externos.

A necessidade de utilização do filtro manga

A Lei n.º 6.938 em agosto de 1981, estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do país em harmonia com a preservação do meio ambiente.

Essa legislação deu origem ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e atribuiu a estados e municípios a possibilidade de estabelecer parâmetros de emissão, ejeção e emanação de agentes poluidores, porém, com observância à legislação federal.

Cada estado brasileiro criou resoluções para atender às necessidades regionais e orientar sobre os padrões que devem ser respeitados pelas atividades que impactam o meio ambiente.

A preocupação com as modificações climáticas, saúde dos colaboradores e da comunidade onde estão inseridas as indústrias, impulsionou a criação de alternativas para controlar a emissão de poluentes, preservando a qualidade do ar e seguindo os requisitos das legislações ambientais.

Entre todas as adequações que as indústrias podem realizar para alcançar os padrões estabelecidos por lei, os processos de filtração merecem atenção especial.

Os filtros de ar instalados nos espaços de produção tornaram-se uma necessidade para evitar que os processos industriais lancem partículas ou gases poluentes na atmosfera.

A criação do filtro manga e a evolução dos materiais utilizados para fabricar a manga filtrante possibilitaram reter partículas com mais eficiência e devolver à atmosfera um ar mais puro.

O papel da manga filtrante

A manga filtrante desempenha a função de filtragem do ar. O papel principal da manga filtrante é reter as partículas de sólidos e gases permitindo a passagem do ar livre de impurezas para atingir os níveis de filtração necessários em cada processo.

Para cumprir com as atribuições nos variados cenários de aplicação, a manga filtrante pode ser fabricada com matérias-primas distintas, receber vários acabamentos e apresentar diversos formatos.

Fatores que influenciam no desempenho da manga filtrante

1 Matéria-prima para fabricação da manga filtrante

As mangas filtrantes podem ser fabricadas em tecido ou feltro. Cada elemento filtrante vai oferecer características específicas que viabilizam a utilização nos variados ambientes industriais.

Manga de tecido

A maga de tecido pode ser fabricada em poliéster, polipropileno, poliamida (Nylon), fibra de vidro, tecidos combinados com fios antiestéticos.

Manga de feltro

A manga de feltro pode ser fabricada com fibras de poliéster, polipropileno, acrílico, meta-aramida (Nomex), polisulfeto de fenileno (PPS), combinações com fibras antiestáticas;

Independentemente da apresentação em formato de tecido ou feltro, as matérias-primas apresentam as seguintes características:

Poliéster: pode ser utilizado em temperatura contínua de até 150°C em calor seco e também possui boa resistência à abrasão. Não tolera meios alcalinos e pode sofrer hidrólise em algumas circunstâncias.

Polipropileno: possui resistência química à maioria dos ácidos e alcalinos e apresenta pouca absorção de umidade, porém, resiste à temperatura de no máximo 90°C.

Poliamida (Nylon): é resistente à abrasão, possui boa elasticidade, desempenho muito bom em meios alcalinos em baixas temperaturas e também a temperatura contínua de até 100ºC, mas sofre degradação em ambientes ácidos.

Acrílico: apresenta boa resistência à hidrólise e pode operar à temperatura contínua de até 120ºC.

Meta-aramida (Nomex): possui como principal característica o retardamento de chamas e boa estabilidade térmica. Pode ser utilizado em sistemas de filtração que atingem até 200ºC de temperatura contínua.

Polisulfeto de fenileno (PPS): é resistente a ácidos e à umidade. Pode ser exposto em ambientes com até 190ºC, porém, não tolera agentes oxidantes.

Fibra de vidro: pode ser utilizada em ambientes com temperatura de até 260ºC. Quando recebe a membrana de PTFE adquire propriedade antiaderente.

2 Gramatura, espessura e permeabilidade

A gramatura do feltro utilizado para a fabricação da manga filtrante pode variar de 220 a 650gr/m².

Os fios têxteis, multifilamento ou fibra cortada aplicados na fabricação dos tecidos filtrantes apresentam ampla variação de espessura, expandindo as possibilidades de elaboração de elementos filtrantes com diversas características.

A permeabilidade é o fator que exerce influência direta no desempenho da manga filtrante. A elaboração de feltros personalizados oferece permeabilidade controlada para cumprir padrões de vazão específicos.

3 Acabamento

As mangas filtrantes de tecido podem receber acabamentos especiais, o tecido pode ser purgado e/ou termofixado. Para atribuir característica antiaderente é possível aplicar PTFE ou membrana de PTFE.

Quando a manga filtrante é elaborada em feltro, o elemento filtrante pode receber acabamento termofixado, chamuscado e calandrado. Também é possível aplicar PTFE ou membrana de PTFE para proporcionar características antiaderentes.

4 Padrão da tecitura

Quando a manga filtrante é fabricada em tecido, o padrão da tecitura faz parte das características técnicas que influenciam o processo de filtração.

As mangas filtrantes de tecido podem apresentar tecitura em sarja, tela e cetim, com as inúmeras possibilidades de variação de cada padrão.

A eficiência da manga filtrante

A manga filtrante é eficiente quando as características técnicas cumprem com as exigências do local de aplicação.

Para determinar o elemento filtrante com acabamento ideal para a manga é necessário considerar a resistência térmica e química que o processo industrial exige.

As condições de umidade, abrasividade, presença de vapores, hidrocarbonetos, entre outras substâncias químicas, interferem na performance da manga filtrante.

No segmento de mangas filtrantes existem materiais desenvolvidos especialmente para temperaturas elevadas (acima de 130°C) e que também oferecem diferentes propriedades de resistência aos ataques químicos.

Outro ponto que interfere na eficiência da manga filtrante é a frequência de limpeza. Embora um dos grandes diferenciais do filtro manga seja a realização da autolimpeza, é importante ficar atento para verificar se o equipamento está funcionando corretamente, ou seja, realizando os ciclos de limpeza necessários.

A filtração está presente em várias etapas e pode interferir de forma significativa nos resultados da indústria. A atenção a todos esses detalhes vai assegurar a eficiência da manga filtrante.

 

Veja também:

Filtro manga: qual elemento filtrante oferece mais eficiência?
Características técnicas das mangas filtrantes

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

nove − 1 =

Menu