arte com quarto imagens: uma apresentando cinco modelos de filtro manga, uma imagem do filtro manga na posição vertical e duas imagens do processo de fabricação da manga filtrante na Processo Industrial

Compartilhe este post

Filtro manga: qual elemento filtrante oferece mais eficiência?

Qualidade, segurança e fácil manutenção são apenas alguns fatores que devem ser observados

Importante componente nos sistemas de filtração seca, o filtro manga desempenha uma função primordial na purificação do ar, tanto para o ambiente interno das indústrias quanto para o ambiente externo. Por isso, a efetividade do material utilizado para confeccionar a manga filtrante precisa ser testada e definida com atenção.

O ar circula carregando micropartículas das mais variadas substâncias que permeiam o ambiente terrestre. Poeira, pólen, fuligem, aerossóis, fungos, vapores, moléculas de gás, bactérias, vírus e uma infinidade de elementos desafiam a eficiência dos sistemas de filtração.

Todos os anos, centenas de pesquisa são desenvolvidas para o aprimoramento e descoberta de novos materiais. Muitas coisas mudaram desde a primeira patente relacionada à filtração, registrada por John e Charles Dean, em 1823, quando desenvolveram um dispositivo para proteger os bombeiros da fumaça e das substâncias químicas presentes nas rotinas de combate aos incêndios.

Nesses quase 200 anos de aprimoramento dos sistemas de filtragem, muitos processos receberam a implementação de novas tecnologias e puderam oferecer resultados mais efetivos.

O desenvolvimento constante de novos sistemas de filtração para atender às necessidades de cada aplicação elevou o patamar de filtragem, porém, foi a evolução e diversificação dos elementos filtrantes que permitiu determinar níveis de controle da circulação de partículas dos mais variados tipos e tamanhos.

Vantagens da filtração com um elemento filtrante eficiente

Para a indústria que necessita de sistemas de filtração seca para eliminar os principais contaminantes presentes no ar ou para reter partículas, a eficiência dos elementos filtrantes é uma preocupação contínua.

Muitos materiais são utilizados para fabricar as mangas filtrantes, mas apenas a utilização de um elemento filtrante eficaz proporciona:

Qualidade

A escolha do elemento filtrante ideal para a aplicação vai evitar que ocorram falhas nos instrumentos de controle.

Segurança

O elemento filtrante eficiente assegura a filtragem constante, evitando a contaminação do produto final.

Fácil manutenção

A característica de antiaderência também é uma vantagem do elemento filtrante eficiente, porque facilita a limpeza e impede a sobrecarga dos equipamentos com fuligem, evitando danos ou quebra.

Recuperação de produtos 

O elemento filtrante eficiente recupera partículas de produtos valiosos, evitando a perda durante o processamento.

Contribuição com o meio ambiente

Uma manga filtrante eficiente possibilita reter as micropartículas e pós gerados no processo de produção industrial, tratando e limpando o ar antes de ser devolvido ao meio ambiente.

Elemento filtrante mais eficiente para o filtro manga

O mercado globalizado possibilita adquirir elementos filtrantes de qualquer empresa, em qualquer parte do mundo. 

Os elementos filtrantes podem ser produzidos em diferentes processos, por isso, é necessário verificar a qualidade dos sistemas de produção e a idoneidade da empresa, para assegurar a aquisição de um produto de qualidade, que cumpre com as especificações necessárias à aplicação. 

O elemento filtrante mais eficiente para o filtro manga é o que desempenha perfeitamente a função de filtragem, atendendo os requisitos que norteiam o objetivo da sua instalação.

Cada elemento filtrante possui propriedades únicas e pode receber acabamentos que atribuem novas características, permitindo a concepção do filtro manga mais eficiente para o processo de filtração onde será aplicado.

Elementos filtrantes disponíveis para filtros manga

O filtro manga pode operar com mangas filtrantes elaboradas com variadas composições de fibras, que podem proporcionar mais eficiência a processos específicos de filtração.

As mangas filtrantes podem ser confeccionadas com os seguintes materiais:

1 – Feltro agulhado;
2 – Tecido sintético.

1 – Filtro manga de feltro agulhado

O filtro manga de feltro agulhado pode ser confeccionado com fibra de poliéster, polipropileno, acrílico, meta-aramida, PPS ou combinações com fibras antiestáticas.

A gramatura do feltro pode variar de 220 a 650gr/m2 atendendo perfeitamente às diversas utilizações.

Para apresentar a eficiência desejada para cada aplicação, o feltro agulhado deve ser fabricado com o material apropriado às condições do ambiente em que será exposto e testado para determinar se a permeabilidade está em conformidade com a destinação. 

O feltro também pode receber acabamento termofixado, chamuscado, calandrado e impregnação de PTFE antiaderente ou membrana de PTFE.

2 – Filtro manga de tecido 

O filtro manga de tecido pode ser fabricado com fibra de poliéster, polipropileno, poliamida (Nylon) e fibra de vidro. Também pode ser feito de tecidos combinados com fios antiestáticos.

Para adaptação às diversas aplicações, os tecidos podem receber acabamento purgado e termofixado, além de banho de PTFE antiaderente ou membrana de PTFE.

Fibras utilizada para a confecção dos elementos filtrantes para filtro manga

As fibras que compõem o elemento filtrante possuem características que as tornam mais apropriadas para atuarem em determinadas condições e circunstâncias, por isso, é muito importante considerar esses detalhes.

Para a confecção dos elementos filtrantes para filtro manga são utilizadas as fibras de poliéster, polipropileno, poliamida (Nylon), acrílico, meta-aramida, PPS, fibra de vidro e combinações com fibras antiestáticas.

Veja quais são as características dos filtros manga confeccionados com cada fibra:

Filtro manga de poliéster

O filtro manga de poliéster é usado especialmente nos processos de filtração de pós e retenção de partículas.

A fibra de poliéster apresenta boa resistência à abrasão e à temperatura contínua de até 150°C em calor seco. Devido à sua composição química, não suporta meios alcalinos e pode sofrer hidrólise em algumas circunstâncias.

Filtro manga de polipropileno

O filtro manga de polipropileno possui excelente resistência química à maioria dos ácidos e alcalinos. 

Pode ser utilizado em ambientes úmidos devido à sua característica de baixa absorção de umidade, porém, resiste à temperatura de até 90°C e sofre degradação por UV.

Filtro manga de poliamida (Nylon)

O filtro manga de poliamida é um excelente aliado dos sistemas de captação de pós abrasivos, apresentando grande resistência. Outra característica importante é boa elasticidade.

Apresenta um desempenho muito bom em meios alcalinos em baixas temperaturas e a temperatura contínua de até 100ºC, porém, não possui resistência a ácidos. 

Filtro manga de acrílico

O filtro manga de acrílico possui boa resistência à hidrólise e pode operar à temperatura contínua de até 120ºC.

Filtro manga de meta-aramida

O filtro manga de meta-aramida possui característica retardante de chamas e boa estabilidade térmica, podendo ser usado em sistemas de filtração em ambientes que atingem até 200ºC de temperatura contínua.

Filtro manga de PPS

O filtro manga de PPS possui uma boa resistência química a ácidos e à umidade. Pode ser exposto em ambientes com até 190ºC, porém, não resiste a agentes oxidantes.

Filtro manga de fibra de vidro

O filtro manga de fibra de vidro é recomendado para ambientes que exijam resistência à altas temperaturas, podendo chegar a até 260ºC.

Outra vantagem do filtro manga de fibra de vidro é a possibilidade de receber uma membrana de PTFE adquirindo propriedade antiaderente, proporcionando mais eficiência na hora da limpeza do equipamento.

Filtro manga antiestático

O filtro manga antiestático é fabricado com um elemento filtrante que possui fios e fibras com propriedades condutivas. Essa composição favorece a descarga da energia eletrostática, evitando o acúmulo de cargas e o risco de faíscas e incêndios.

Como escolher o elemento filtrante certo para o filtro manga?

Para definir o elemento filtrante correto para o filtro manga da sua empresa é preciso avaliar o processo de filtração, perceber as especificidades e características do ambiente onde será instalado. 

As informações sobre as condições do ambiente e os objetivos do sistema de filtração vão orientar a criação do elemento filtrante mais apropriado.

A Processo Industrial fabrica o elemento filtrante mais eficiente para o filtro manga porque se preocupa em entender a necessidade de cada cliente. Conheça o portfólio acessando as páginas mangas filtrantes e gaiolas para mangas filtrantes. Entre em contato e solicite um orçamento de elemento filtrante para filtro manga.

 

* As informações acima são baseadas nos dados fornecidos pelos fabricantes e servem apenas como orientação.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × 3 =

Menu