Várias imagens de produtos com PTFE antiaderente, conhecido pela marca teflon, fita de teflon, correia, esteira, manta de teflon...

Compartilhe este post

Versatilidade do PTFE: características, produtos e aplicações

O PTFE sigla do polímero politetrafluoretileno, conhecido mundialmente pela marca Teflon, conquistou espaço no mercado devido à estabilidade e ausência de reação quando em contato com outras substâncias.

A versatilidade de uso do PTFE é alcançada graças às suas características técnicas de:

Antiaderência

A característica mais explorada do PTFE é a antiaderência. A aplicação do polímero atribui a característica antiaderente a produtos sintéticos, de metal e fabricados com outros materiais.

Nenhum outro material adere a sua superfície, sendo necessário tratamento químico para a realizar a colagem.

Resistência às altas temperaturas

O PTFE possui alta resistência ao calor. Podendo ser utilizado a temperaturas de até 260 ºC em ambiente de exposição contínua.

Essa característica permite a aplicação do PTFE em diversos segmentos industriais, tanto para o revestimento quanto combinado com outros materiais para a criação de peças.

Resistência química

A resistência química é uma característica que viabiliza a utilização em inúmeros processos. Como o PTFE não reage com outras substâncias, pode estar em contato direto sem oferecer riscos de contaminação, sofrer degradação ou originar uma nova fórmula.

Baixo coeficiente de atrito

O PTFE é uma substância extremamente escorregadia que proporciona um excelente deslizamento, evitando o desgaste que o atrito intenso pode causar.

As propriedades físicas e químicas do PTFE possibilitam uma infinidade de aplicações, permeando as mais variadas áreas industriais.

Dissipação do calor

O PTFE transmite calor com eficiência sem reter ou acumular. Por mais que a temperatura do PTFE aumente quando está em contato constante com uma fonte, ao ser afastado perde calor rapidamente, retornando à temperatura ambiente.

Retardante de chamas

A característica retardante de chamas está atrelada ao fato do PTFE ser um polímero fluorado. A presença desse elemento químico tem a propriedade de retardar chamas.

As características técnicas do PTFE possibilitaram a incorporação da substância em vários produtos, atribuindo novas propriedades, formas de utilização ou melhoramento dos processos.

Atualmente, a lista de produtos fabricados com PTFE é enorme e a cada dia vão surgindo novas aplicações.

PTFE nos processos industriais

Na indústria, o PTFE é utilizado para revestir produtos, peças e também em materiais que fazem parte de máquinas e equipamentos utilizados nos sistemas de fabricação.

A linha de materiais com PTFE é muito ampla e está presente em todos os segmentos. Os produtos mais utilizados na indústria são:

Tecido de fibra de vidro com PTFE

O tecido de fibra de vidro com PTFE, como o próprio nome informa, é fabricado com fibra de vidro e revestido com PTFE.

Com essa composição, o tecido de fibra de vidro com PTFE é antiaderente, apresenta resistência a produtos químicos, à temperatura de 260 °C em uso contínuo e possui um baixo coeficiente de atrito.

O tecido de fibra de vidro com PTFE é comercializado em diversas espessuras e tamanhos. Pode ser encontrado em lençol, peças cortadas e em rolos.

Tecido com PTFE antiestático

O tecido com PTFE antiestático é fabricado com fibra de vidro de alta qualidade, revestida com PTFE antiestático e condutivo.

A fibra de vidro utilizada para elaborar o tecido é formulada com aditivos de carbono para oferecer propriedades antiestáticas e condutoras. O PTFE é preparado para oferecer características de liberação suave, enquanto fornece proteção contra atrito.

O principal diferencial do tecido com PTFE antiestático é a proteção contra descargas eletrostáticas, porém, como o seu coeficiente de atrito é muito baixo e apresenta ótimas propriedades dielétricas é apropriado também para aplicações que proporcionam contato constante.

O tecido com PTFE antiestático resiste a temperaturas mais altas e também a temperaturas negativas.

Tecido adesivo com PTFE

O tecido adesivo com PTFE é elaborado com fibra de vidro revestida com PTFE. Em uma das faces recebe um adesivo de silicone sensível à pressão e à alta temperatura.

Como diferencial, o tecido adesivo com PTFE pode apresentar ou não um forro de liberação, chamado liner.

O tecido adesivo com PTFE é antiaderente e resistente a temperaturas negativas e até 260 °C.

Com propriedade de baixo coeficiente de atrito, boa resistência química e à corrosão, o tecido adesivo com PTFE suporta a aplicação em ambientes distintos.

Para comercialização, o tecido adesivo com PTFE está disponível em variados tamanhos e espessuras.

Fita de fibra de vidro com PTFE

A fita de fibra de vidro com PTFE é elaborada com tecido de fibra de vidro impregnado com PTFE.

Com propriedade antiaderente e resistência a temperaturas de até 260 °C em uso contínuo, a fita de fibra de vidro com PTFE pode ser utilizada nas mais variadas aplicações.

A fita de fibra de vidro com PTFE apresenta boa transferência ao calor, excelente resistência química e está disponível em várias espessuras e dimensões.

Fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo

A fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo é fabricada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE e possui um dos lados coberto com adesivo à base de silicone protegido ou não com liner de PVC.

Apresenta boa resistência química e à umidade, baixo coeficiente de atrito e excelente liberação antiaderente.

A fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo resiste a temperatura de até 260 ºC em exposição contínua.

Para atender uma ampla gama de aplicações a fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo é encontrada em várias espessuras, larguras e comprimentos.

Esteira com PTFE

A esteira com PTFE é produzida com tecido ou tela de fibra de vidro impregnada com politetrafluoretileno (PTFE). Nas laterais apresenta acabamento com perfis, tecido de meta-aramida costurado ou PTFE costurado, ou fusionado.

Para fechamento, a estreia com PTFE pode ter grampos de aço inox, espiral Peek, emenda desmontável em para-aramida tipo “bull nose”, emenda dentada ou fusionada.

A esteira com PTFE é antiaderente e resistente a temperaturas negativas e também a altas temperaturas (até 260 ºC em uso contínuo). Também pode apresentar tratamento antiestático.

Correia com PTFE

A correia com PTFE é elaborada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE. Como acabamento lateral pode apresentar reforços, guias de silicone e guias com pinos metálicos.

A resistência às altas temperaturas e a excelente transmissão de calor fazem da correia com PTFE ideal para aplicação em máquinas de empacotamento.

A correia com PTFE é antiaderente, resistente à tração e possui um excelente desempenho nos sistemas de fechamento de embalagens em grande escala.

Disponível em várias espessuras e dimensões, a correia com PTFE atende às necessidades dos variados modelos de máquinas automáticas de empacotamento.

A correia transportadora

A correia transportadora é produzida com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE e oferece excelente dissipação do calor, baixo coeficiente de atrito e boa resistência química.

A combinação das propriedades antiaderente e resistência a temperaturas de até 260 ºC fazem da correia transportadora um item de excelente desempenho nas fábricas.

A correia transportadora é comercializada em várias espessuras e dimensões para a atender as mais variadas aplicações.

Folha antiaderente de grau alimentício

A folha antiaderente de grau alimentício, também conhecida como manta antiaderente para alimentos, é fabricada com fibra de vidro revestida com PTFE.

Para a elaboração da folha antiaderente de grau alimentício é utilizada fibra de vidro de alta qualidade que passa por um processo de impregnação com PTFE, até atingir uma aparência de tecido extremamente deslizante.

A folha antiaderente de grau alimentício suporta temperaturas de até 260 ºC e também pode ser exposta a temperaturas negativas.

No mercado, folha antiaderente de grau alimentício está disponível no tamanho padrão 33 cm x 40 cm ou em tamanhos personalizados.

Película de PTFE

A película de PTFE é produzida com resinas de PTFE. O processo de fabricação inclui moldagem, sintetização e definição da espessura apropriada.

Devido à resistência elétrica, mecânica, dielétrica, química e propriedades antiaderentes, a película de PTFE pode ser utilizada para diversas finalidades.

A película de PTFE possui baixo coeficiente de atrito, resistência a temperaturas de até 260 ºC, excelente resistência a intempéries, além de ser um ótimo isolante.

Aplicações do PTFE

As características técnicas levaram o PTFE para os mais variados segmentos industriais. A fibra de vidro revestida com PTFE pode ser utilizada em aplicações como:

  • revestimento de lâminas de corte e solda (plásticos/ seladoras) para máquinas de empacotamento;
  • revestimento de calhas e formas;
  • revestimento de rolos e cilindros;
  • revestimento de placas em prensas;
  • esteiras para fornos e estufas;
  • folhas e mantas para formas e grelhas;
  • correias para maquinas empacotadoras;
  • correias para máquinas de fusionamento;
  • cortinas para entrada e saída de fornos e estufas.

As possibilidades de aplicação são inúmeras e contribuem para a otimização dos processos nos ambientes industriais, comerciais e até mesmo em ambientes domésticos.

As pesquisas seguem apresentando novas aplicabilidades e possibilitando a utilização do PTFE para o melhoramento de processos e em novos produtos.

Atualmente, além da gama de produtos de fibra de vidro com PTFE, o polímero também reveste fibra de carbono, grafite, bronze, cerâmica, fluoreto de cálcio, entre outros elementos, para proporcionar novas aplicações.

 

Leia também:

– PTFE para aplicações industriais

 

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × 4 =

Menu