fita para seladora de plástico com ou sem adesivo e diversas larguras e espessuras

Compartilhe este post

Fita para seladora: o que é? Quais são as novidades do segmento?

As embalagens foram criadas para prevenção de danos aos produtos causados pelo contato com a poeira, a umidade ou o atrito durante o transporte.

Ao longo da história, a evolução do uso de embalagens nos produtos é marcada por mudanças significativas, desde os primórdios com a utilização de folhas peles e cerâmicas até o uso de materiais mais duráveis, como vidro e metal. Porém, a grande mudança ocorreu, no século XX, quando o plástico assumiu o protagonismo. Os mais variados tipos de embalagens de plástico foram desenvolvidos para atender às diversas aplicações.

A fita para seladora é utilizada especialmente na indústria de plástico e por todas as indústrias que realizam a termosselagem de plásticos, seja para a elaboração de embalagens ou para o lacre.

O que é fita para seladora?

A fita para máquina seladora, empacotadora ou envasadora, também conhecida como fita de PTFE, é um tipo de fita projetada especificamente para selar embalagens.

Para elaborar a fita para seladora é utilizado um tecido de fibra de vidro revestido com politetrafluoretileno (PTFE) que consiste em uma substância antiaderente muito conhecida pela marca Teflon.

A fita para seladora precisa atender o nível de resistência ao calor e ser antiaderente para cumprir a demanda de selagem sem reter resíduos ou danificar a embalagem. Uma fita para seladora de qualidade apresenta resistência a variação de temperaturas entre -70°C e 260°C.

Essas fitas são amplamente utilizadas em processos de embalagem para garantir a selagem rápida e eficiente, preservando a integridade da embalagem.

Existem vários tipos de fitas para seladoras e a escolha adequada geralmente depende do modelo do equipamento automático de selagem e das configurações técnicas do processo.

Tipos de fitas para seladora

A fita para seladora pode apresentar características diferentes para atender aos critérios de uso. Um exemplo é a presença de adesivo em uma das faces, com ou sem liner de proteção.

Uma característica importante a ser observada é a espessura que pode variar significativamente para atender às demandas do equipamento.

Fita para seladora sem adesivo

Desenvolvida para ser utilizada com selador térmico, a fita para seladora sem adesivo é fabricada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE.

A fita para seladora sem adesivo é muito utilizada para a selagem em diversos tipos de equipamentos.

A principal vantagem da fita para seladora sem adesivo é a ampla gama de espessuras que podem variar entre 0,05 mm e 0,80mm.

No portfólio da Processo Industrial, a fita para seladora sem adesivo está disponível com larguras de 6 mm até 2 metros para algumas espessuras, o que permite a sua utilização em várias aplicações.

Outra característica que pode estar presente na fita para seladora é o acabamento antiestático, que atende aplicações específicas.

Fita para seladora com adesivo

A fita para seladora com adesivo é fabricada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE e apresenta um dos lados coberto com adesivo à base de silicone.

Esse tipo de fita para seladora pode apresentar um liner de proteção para o adesivo ou apenas o adesivo.

Para atender uma ampla gama de aplicações a espessura da fita para seladora com adesivo pode variar entre 0,08 mm a 0,25 mm.

A Processo Industrial possui em estoque fitas para seladoras com larguras de 6 mm até 1 metro.

Aplicação da fita seladora

A fita para seladora é antiaderente e oferece excelente transferência de calor, por isso é usada como uma camada de contato com a embalagem para viabilizar que o calor chegue até o local de selagem para o lacre da embalagem.

Utilizada tanto em máquinas automáticas quanto em máquinas manuais, pneumáticas e de pedal, a fita para seladora é aplicada com as seguintes finalidades:

Fechamento de envelopes e pacotes

Em situações de envio de documentos, amostras ou pequenos itens, a fita para seladora pode ser usada para selar envelopes e pacotes plásticos, oferecendo uma forma prática e segura de manter o conteúdo protegido.

Selagem de embalagens de produtos alimentícios

Na indústria de alimentos, a fita para seladora é frequentemente usada para selar pacotes ou embalagens que revestem caixas que contêm produtos alimentícios. A selagem ajuda a garantir a higiene e a segurança dos alimentos durante o transporte.

Selagem de embalagens de produtos em geral

A fita para seladora de plástico é utilizada para o fechamento dos mais variados tipos de embalagens devido à alta eficiência de lacre da embalagem. O uso da fita para seladora possibilita a selagem da embalagem para proteção do produto contra umidade e ou contaminação e permite identificar caso a embalagem seja violada durante o transporte ou armazenamento.

Fechamento de embalagens para o comércio online

No comércio online, onde o transporte de produtos é frequente, a fita para seladora de plástico desempenha um papel vital na vedação segura das embalagens, garantindo que os produtos cheguem aos clientes em condições adequadas.

Selagem de sacolas e bolsas

Em algumas situações, especialmente em embalagens flexíveis, a fita para seladora pode ser usada na fabricação de sacolas plásticas ou embalagens similares.

Fechamento de embalagens especiais

Dependendo da aplicação, a fita para seladora pode ser utilizada em embalagens específicas, como embalagens de presente, kits promocionais, entre outros.

Fechamento de embalagem a vácuo

O processo de embalagem a vácuo geralmente envolve o uso de sacos especiais projetados para suportar o vácuo e receber a selagem.

A fita para seladora é utilizada nas máquinas de selagem a vácuo para o fechamento da embalagem, evitando que, durante a selagem térmica, o plástico deixe resíduos no equipamento.

Fechamento de blister

O fechamento de blisters é realizado com seladoras blister térmicas que utilizam a fita para seladora no ponto de contato com as bordas do blister, selando o plástico sem o risco de reter resíduos na seladora.

Fechamento de bandejas

A seladora para bandeja aplica a tampa de fechamento diretamente sobre as bandejas efetuando a termosselagem. A fita para seladora possibilita que esse processo ocorra sem o risco de reter resíduos plásticos no equipamento.

Inovações em fitas para seladoras: o que há de novo no mercado?

As necessidades do mercado de embalagem impulsionaram o crescimento do setor e proporcionaram o surgimento de novas possibilidades.

No segmento de selagem de embalagens não foi diferente, novos modelos de máquinas e inúmeros tipos de fitas com características diferentes surgiram para atender a atual demanda do mercado.

As fitas para seladora com tratamento antiestático se tornaram mais populares. Outra mudança foi o uso mais frequente de fitas com espessuras menores.

Entre as novidades que surgiram estão as fitas para seladora com adesivos de alta qualidade e com espessuras menores.

Benefícios de adquirir a fita para seladora com a Processo Industrial

A Processo Industrial possui ampla experiência no fornecimento de produtos para o setor de embalagem e empacotamento. Com um departamento especializado em fitas, esteiras e correias antiaderentes, a Processo Industrial oferece soluções que resultam em alto desempenho.

Entre as principais vantagens de comprar com a Processo Industrial estão:

  • Amplo estoque de materiais;
  • Indústria nacional;
  • ISO 9001:2015;
  • Condições exclusivas para os clientes;
  • Produtos e serviços de alta qualidade;
  • Suporte técnico especializado;
  • Melhor custo-benefício e aceita cartão BNDS (disponível para alguns produtos. Consultar disponibilidade com a equipe);
  • Produtos em conformidade com as especificações contratadas;
  • Soluções que otimizam os processos da sua empresa.

Entre em contato com a equipe técnica para saber mais sobre os tipos de fita para seladora disponíveis e aproveite para solicitar um orçamento.

 

Leia também:

Correias de PTFE para máquinas automáticas
– Mais detalhes sobre a fita para seladora

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir