O PTFE, sigla do polímero politetrafluoretileno, conhecido mundialmente pela marca Teflon, conquistou espaço no mercado devido à estabilidade e ausência de reação quando em contato com outras substâncias.
Para solicitar um orçamento acesse a página dos produtos com PTFE:
+ Fita para seladora com adesivo
+ Fita para seladora sem adesivo
+ Folha antiaderente de grau alimentício
+ Manta para sublimação
+ Tecido de fibra de vidro com PTFE
+ Correia para empacotadora automática
+ Manta antiaderente para churrasqueira
+ Tela grill antiaderente
+ Esteiras de fibra de vidro com PTFE
A versatilidade de uso do PTFE é alcançada graças às suas características técnicas de:
Antiaderência
A característica mais explorada do PTFE é a antiaderência. A aplicação do polímero atribui a característica antiaderente a produtos sintéticos, de metal e fabricados com outros materiais.
Nenhum outro material adere a sua superfície, sendo necessário tratamento químico para a realizar a colagem.
Resistência às altas temperaturas
O PTFE possui alta resistência ao calor. Podendo ser utilizado a temperaturas de até 260 ºC em ambiente de exposição contínua.
Essa característica permite a aplicação em diversos segmentos industriais, tanto para o revestimento quanto combinado com outros materiais para a criação de peças.
Resistência química
A resistência química é uma característica que viabiliza a utilização em inúmeros processos. Como o PTFE não reage com outras substâncias, pode estar em contato direto sem oferecer riscos de contaminação, sofrer degradação ou originar uma nova fórmula.
Baixo coeficiente de atrito
O PTFE é uma substância extremamente escorregadia que proporciona um excelente deslizamento, evitando o desgaste que o atrito intenso pode causar.
As propriedades físicas e químicas do PTFE possibilitam uma infinidade de aplicações, permeando as mais variadas áreas industriais.
Dissipação do calor
O PTFE transmite calor com eficiência sem reter ou acumular. Por mais que a temperatura do PTFE aumente quando está em contato constante com uma fonte, ao ser afastado perde calor rapidamente, retornando à temperatura ambiente.
Retardante de chamas
A característica retardante de chamas está atrelada ao fato do PTFE ser um polímero fluorado. A presença desse elemento químico tem a propriedade de retardar chamas.
As características técnicas do PTFE possibilitaram a incorporação da substância em vários produtos, atribuindo novas propriedades, formas de utilização ou melhoramento dos processos.
Atualmente, a lista de produtos fabricados com PTFE é enorme e a cada dia vão surgindo novas aplicações.
PTFE nos processos industriais
Na indústria, o PTFE é utilizado para revestir produtos, peças e também em materiais que fazem parte de máquinas e equipamentos utilizados nos sistemas de fabricação.
A linha de materiais com PTFE é muito ampla e está presente em todos os segmentos. Os produtos mais utilizados na indústria são:
Tecido de fibra de vidro com PTFE
O tecido de fibra de vidro com PTFE, como o próprio nome informa, é fabricado com fibra de vidro e revestido com PTFE.
Com essa composição, o tecido de fibra de vidro com PTFE é antiaderente, apresenta resistência a produtos químicos, à temperatura de 260 °C em uso contínuo e possui um baixo coeficiente de atrito.
O tecido de fibra de vidro com PTFE é comercializado em diversas espessuras e tamanhos. Pode ser encontrado em lençol, peças cortadas e em rolos.
Tecido com PTFE antiestático
O tecido com PTFE antiestático é fabricado com fibra de vidro de alta qualidade, revestida com PTFE antiestático e condutivo.
A fibra de vidro utilizada para elaborar o tecido é formulada com aditivos de carbono para oferecer propriedades antiestáticas e condutoras. O PTFE é preparado para oferecer características de liberação suave, enquanto fornece proteção contra atrito.
O principal diferencial do tecido com PTFE antiestático é a proteção contra descargas eletrostáticas, porém, como o seu coeficiente de atrito é muito baixo e apresenta ótimas propriedades dielétricas é apropriado também para aplicações que proporcionam contato constante.
O tecido com PTFE antiestático resiste a temperaturas mais altas e também a temperaturas negativas.
Tecido adesivo com PTFE
O tecido adesivo com PTFE é elaborado com fibra de vidro revestida com PTFE. Em uma das faces recebe um adesivo de silicone sensível à pressão e à alta temperatura.
Como diferencial, o tecido adesivo com PTFE pode apresentar ou não um forro de liberação, chamado liner.
O tecido adesivo com PTFE é antiaderente e resistente a temperaturas negativas e até 260 °C.
Com propriedade de baixo coeficiente de atrito, boa resistência química e à corrosão, o tecido adesivo com PTFE suporta a aplicação em ambientes distintos.
Para comercialização, o tecido adesivo com PTFE está disponível em variados tamanhos e espessuras.
Fita de fibra de vidro com PTFE
A fita de fibra de vidro com PTFE é elaborada com tecido de fibra de vidro impregnado com PTFE.
Com propriedade antiaderente e resistência a temperaturas de até 260 °C em uso contínuo, a fita de fibra de vidro com PTFE pode ser utilizada nas mais variadas aplicações.
A fita de fibra de vidro com PTFE apresenta boa transferência ao calor, excelente resistência química e está disponível em várias espessuras e dimensões.
Fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo
A fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo é fabricada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE e possui um dos lados coberto com adesivo à base de silicone protegido ou não com liner de PVC.
Apresenta boa resistência química e à umidade, baixo coeficiente de atrito e excelente liberação antiaderente.
A fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo resiste a temperatura de até 260 ºC em exposição contínua.
Para atender uma ampla gama de aplicações a fita de fibra de vidro com PTFE e adesivo é encontrada em várias espessuras, larguras e comprimentos.
Esteira com PTFE
A esteira com PTFE é produzida com tecido ou tela de fibra de vidro impregnada com politetrafluoretileno (PTFE). Nas laterais apresenta acabamento com perfis, tecido de meta-aramida costurado ou PTFE costurado, ou fusionado.
Para fechamento, a estreia com PTFE pode ter grampos de aço inox, espiral Peek, emenda desmontável em para-aramida tipo “bull nose”, emenda dentada ou fusionada.
A esteira com PTFE é antiaderente e resistente a temperaturas negativas e também a altas temperaturas (até 260 ºC em uso contínuo). Também pode apresentar tratamento antiestático.
Correia com PTFE
A correia com PTFE é elaborada com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE. Como acabamento lateral pode apresentar reforços, guias de silicone e guias com pinos metálicos.
A resistência às altas temperaturas e a excelente transmissão de calor fazem da correia com PTFE ideal para aplicação em máquinas de empacotamento.
A correia com PTFE é antiaderente, resistente à tração e possui um excelente desempenho nos sistemas de fechamento de embalagens em grande escala.
Disponível em várias espessuras e dimensões, a correia com PTFE atende às necessidades dos variados modelos de máquinas automáticas de empacotamento.
A correia transportadora
A correia transportadora é produzida com tecido de fibra de vidro revestido com PTFE e oferece excelente dissipação do calor, baixo coeficiente de atrito e boa resistência química.
A combinação das propriedades antiaderente e resistência a temperaturas de até 260 ºC fazem da correia transportadora um item de excelente desempenho nas fábricas.
A correia transportadora é comercializada em várias espessuras e dimensões para a atender as mais variadas aplicações.
Folha antiaderente de grau alimentício
A folha antiaderente de grau alimentício, também conhecida como manta antiaderente para alimentos, é fabricada com fibra de vidro revestida com PTFE.
Para a elaboração da folha antiaderente de grau alimentício é utilizada fibra de vidro de alta qualidade que passa por um processo de impregnação com PTFE, até atingir uma aparência de tecido extremamente deslizante.
A folha antiaderente de grau alimentício suporta temperaturas de até 260 ºC e também pode ser exposta a temperaturas negativas.
No mercado, folha antiaderente de grau alimentício está disponível no tamanho padrão 33 cm x 40 cm ou em tamanhos personalizados.
Película de PTFE
A película de PTFE é produzida com resinas de PTFE. O processo de fabricação inclui moldagem, sintetização e definição da espessura apropriada.
Devido à resistência elétrica, mecânica, dielétrica, química e propriedades antiaderentes, a película de PTFE pode ser utilizada para diversas finalidades.
A película de PTFE possui baixo coeficiente de atrito, resistência a temperaturas de até 260 ºC, excelente resistência a intempéries, além de ser um ótimo isolante.
Aplicações do PTFE
As características técnicas levaram o PTFE para os mais variados segmentos industriais. A fibra de vidro revestida com PTFE pode ser utilizada em aplicações como:
- revestimento de lâminas de corte e solda (plásticos/ seladoras) para máquinas de empacotamento;
- revestimento de calhas e formas;
- revestimento de rolos e cilindros;
- revestimento de placas em prensas;
- esteiras para fornos e estufas;
- folhas e mantas para formas e grelhas;
- correias para maquinas empacotadoras;
- correias para máquinas de fusionamento;
- cortinas para entrada e saída de fornos e estufas.
As possibilidades de aplicação são inúmeras e contribuem para a otimização dos processos nos ambientes industriais, comerciais e até mesmo em ambientes domésticos.
As pesquisas seguem apresentando novas aplicabilidades e possibilitando a utilização do PTFE para o melhoramento de processos e em novos produtos.
Atualmente, além da gama de produtos de fibra de vidro com PTFE, o polímero também reveste fibra de carbono, grafite, bronze, cerâmica, fluoreto de cálcio, entre outros elementos, para proporcionar novas aplicações.
Leia também:
– PTFE para aplicações industriais