Vários modelos de bolsas filtrante para filtração líquida industrial

Compartilhe este post

Tipos de bolsas filtrantes com melhor desempenho

Toda a indústria realiza algum tipo de filtração durante o seu processo de produção. Um grande número de fábricas utiliza a bolsa filtrante com telas, feltros e tecidos específicos para fazer a filtragem dos líquidos e para a separação dos resíduos sólidos.

Cada processo de produção exige um material específico que apresenta características próprias para executar a filtragem com eficiência, por isso o elemento filtrante é tão importante.

Para a filtração de líquidos existe uma vasta gama de elementos que podem ser utilizados para elaborar uma bolsa filtrante.

O avanço das pesquisas originou as inúmeras fibras que hoje estão presentes em aplicações industriais, especialmente na composição dos elementos filtrantes.

As características técnicas determinam se o elemento filtrante pode atender condições específicas do ambiente onde será utilizado. A escolha da fibra apropriada possibilita utilizar a bolsa filtrante em temperaturas mais elevadas e em condições químicas distintas.

Materiais utilizados para a confecção das bolsas filtrantes

Os materiais utilizados para a confecção das bolsas filtrantes determinam as soluções oferecidas e as possibilidades de aplicação.

Feltro

A bolsa filtrante de feltro é muito utilizada nos processos de filtração industrial devido à capacidade de retenção, o controle de vazão e a excelente vida útil.

A bolsa filtrante de feltro é fabricada com fibras de poliéster ou polipropileno por processo de agulhamento, chamuscagem e calandragem, bem como, a combinação de gramatura e espessuras das fibras empregadas para proporcionar a vazão e a retenção de partículas.

A micragem da bolsa filtrante de feltro pode variar de 1 até 200 micras, conforme a estruturação do elemento filtrante.

A resistência à temperatura é determinada pelo tipo de fibra utilizada para fabricar o feltro:

  • Poliéster: a bolsa filtrante de feltro com fibra de poliéster possui boa resistência à abrasão e à temperatura de até 150 °C em calor seco.
  • Polipropileno: a bolsa filtrante de feltro fabricada com fibra de polipropileno apresenta baixa absorção de umidade, resistência química e à temperatura de até 90 °C.
  • Meta-aramida: a bolsa filtrante elaborada com meta-aramida possui resistência à alta temperatura (acima de 150°C), resistindo a até 200°C.

A bolsa de feltro é muito utilizada devido à possibilidade de composição com fibras de vários diâmetros e combinações em sua construção para atender às particularidades e às necessidade de cada aplicação.

A Processo Industrial fabrica feltros agulhados com construções específicas para cada aplicação, por isso pode elaborar bolsas filtrantes adequadas para os mais variados segmentos industriais.

Tela

A bolsa filtrante de tela pode ser elaborada com tela monofilamento ou multifilamento. A bolsa filtrante de tela monofilamento apresenta resistência mecânica e à abrasão.

A estruturação da tela é feita com fios de monofilamento tecidos em malha quadrada com acabamento termofixado, possibilitando várias opções de abertura pela combinação de malhas e diâmetros de fio, resultando em uma tela resistente que mantém a micragem estável durante o processo.

As telas utilizadas para a bolsa filtrante são fabricadas em poliéster, polipropileno e poliamida. O tipo de fibra que compõe a tela vai determinar as possibilidades de aplicação.

Aros

A bolsa filtrante pode receber aro metálico ou aro plástico. Cada tipo de aro é indicado para aplicações específicas.

O aro de metal é utilizado para ambientes com altas temperaturas, nesse caso a fixação da bolsa é feita com costura.

A utilização do aro plástico possibilita a elaboração da bolsa termossoldada com vedação hermética e qualidade de filtração de alta eficiência.

Cordões

O processo de confecções da bolsa filtrante também pode incluir a criação de bainhas para colocação de cordões.

Os cordões possibilitam a fixação da bolsa filtrante com amarração.

Tipos de bolsas filtrantes

Os processos de cada indústria apresentam particularidades que exigem características específicas dos elementos filtrantes. Para suprir essa necessidade do mercado, existe uma gama muito grande de possibilidades de composição dos elementos filtrantes que originam as bolsas filtrantes com características especiais:

Bolsas filtrantes multicamadas

Quando o fluxo tem mais viscosidade ou o volume de sólidos for alto, a performance pode ser comprometida, ocasionando um aumento da pressão e baixa retenção das impurezas

Um elemento filtrante multicamadas pode solucionar os problemas de filtração com a ajuda das microfibras, que ao serem submetidas a um rigoroso processo de fabricação, estruturam um elemento capaz de assegurar grande qualidade na filtração.

A bolsa filtrante com várias camadas realiza a filtragem em profundidade e a remoção máxima de partículas enquanto o líquido passa pelo elemento filtrante. Essa estrutura atende o grau de eficácia sem causar a queda de pressão e interferir no desempenho do filtro bag.

As variadas configurações de micragem possibilitam a escolha do elemento filtrante ideal para o processo e a confecção da bolsa filtrante mais apropriada para cada aplicação.

Bolsa filtrante antióleo

A bolsa filtrante antióleo surgiu com o desenvolvimento de tecnologia e formulação de um elemento filtrante com características de absorção máxima de hidrocarbonetos.

Além da remoção do óleo, o elemento filtrante também oferece a retenção de partículas de diferentes tamanhos.

A bolsa filtrante antióleo é desenvolvida com fibras de polipropileno, apresenta resistência à pressão e alta porosidade, permitindo maior fluxo de filtração.

Durante o processo com a técnica de absorção, a bolsa filtrante antióleo exibe uma excelente capacidade de retenção de óleos e hidorcarbonetos.

Essas características possibilitam que a bolsa filtrante seja utilizada em pintura por eletroforese, pintura automotiva, ambientes com solventes e tintas.

Bolsa filtrante isenta de silicone

A bolsa filtrante isenta de silicone foi desenvolvida para atender os processos de pintura, evitando a contaminação da tinta e, consequentemente, o aparecimento de crateras na camada de tinta do produto.

Para elaborar a bolsa filtrante isenta de silicone é utilizado uma linha especial que não possui silicone em sua composição, permitindo que os processos que demandam essa necessidade sejam realizados.

A bolsa filtrante isenta de silicone é utilizada para filtragem de tintas, solventes, vernizes, esmaltes, etc.

Desempenho das bolsas filtrantes

O desempenho da bolsa filtrante resulta de uma série de fatores que vão desde o material utilizado, passando pela configuração apropriada, processo de confecção bem executado e até mesmo a construção do elemento filtrante interfere nesse fator.

Características que devem ser observadas na bolsa filtrante

A bolsa filtrante tem papel importante no funcionamento do filtro, a qualidade da elaboração do elemento filtrante que origina a bolsa vai influenciar diretamente no desempenho.

Características que devem ser observadas nas bolsas filtrantes:

  • capacidade de retenção de partículas;
  • permeabilidade do meio filtrante adequada para a vazão desejada;
  • construção simples ou em camadas que aumentam a capacidade de filtração;
  • aro de qualidade que possibilite o encaixe perfeito;
  • composição do elemento filtrante para suportar o ambiente onde estará exposto;
  • capacidade de filtração para substância específica;
  • resistência química e térmica;
  • modelo e dimensão adequada para adaptação ao equipamento.

Todas essas características devem ser observadas para uma decisão assertiva sobre qual tipo de bolsa filtrante é apropriado para a aplicação que você pretende executar.

A avaliação das características do ambiente, substâncias filtradas e dos materiais que compõem a bolsa filtrante é fundamental. Somente com o cruzamento dessas informações será possível escolher a bolsa filtrante com melhor eficiência para a aplicação.

 

Leia também:

Características dos feltros para filtração
Elementos filtrantes para filtração líquida
Filtros “bags”, coadores e bolsas filtrantes 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × três =

Menu