arte com três imagens: uma com um rolo de feltro e pedaços de feltros de várias densidades, outra com pedaços de feltros com composições e acabamentos variados e a última com rolos de feltros embalados.

Compartilhe este post

Feltros para os mais variados processos de filtração

As indústrias fabricantes de feltros podem atender aos mais variados processos de filtração e suas particularidades, além de assegurar a qualidade técnica do produto final.

O processo de fabricação do feltro é determinante para que as atribuições necessárias para suprir aplicações específicas estejam presentes no elemento filtrante.

O feltro utilizado para filtração deve oferecer a melhor condição de operação, priorizando a eficiência na coleta de partículas e mínima perda de carga.

O gás, o pó coletado ou o líquido filtrado pode conter características físicas, químicas e térmicas que exijam feltros com propriedades distintas, para assegurar uma filtração com eficiência, atingindo o resultado esperado.

A possibilidade de combinar fibras, densidades e acabamentos possibilita a criação de feltros com características particulares, ampliando as possibilidades de aplicação.

Origem do Feltro

A origem do feltro é imprecisa. Estudiosos acreditam que tenha surgido ainda no período Neolítico. Existem registros arqueológicos da fabricação do feltro na Ásia (Mongólia e Turquia).

Na época, a técnica de aglutinação por calor e prensagem era aplicada aos pelos de animais. O processo dava origem a tapetes, mantas, roupas e também às tendas nômades.

A fabricação de feltro agulhado iniciou no período da Revolução Industrial, com a criação de máquinas com várias agulhas farpadas capazes de produzir o tecido não tecido. Estas agulhas são usadas até hoje para fabricar os feltros agulhados. A técnica pode ser feita com uma ou várias agulhadeiras, o resultado é a criação de peças planas e tridimensionais.

Vantagens do feltro para as indústrias

1 Elemento filtrante tridimensional

O feltro agulhado apresenta todas as vantagens do meio filtrante tridimensional, otimizando a retenção de partículas e mantendo a vazão.

A combinação da estrutura progressiva multifibras do sistema de camadas com o tratamento especial da superfície, proporciona uma estrutura com tamanho de poro que pode variar de acordo com a necessidade de retenção.

Durante o processo de filtração seca, as partículas são retidas na superfície para formar a camada de poeira primária, que pode ser desprendida de uma vez, durante o processo de limpeza.

A camada de poeira primária e as microfibras do feltro agulhado otimizam a retenção de micropartículas e pó submicrônicas, oferecendo mais eficiência para a filtração.

2 Preservação da eficiência

A diferença de pressão e permeabilidade equilibrada pode estabilizar o processo em um ritmo mais rápido, mantendo os poros do lado de dentro abertos.

3 Facilidade de limpeza em todos os sistemas

Praticidade na hora da limpeza, independentemente do sistema. Como a maioria das partículas são filtradas perto da superfície, elas podem ser removidas mais facilmente em todos os sistemas de limpeza conhecidos, como “pulse jet” ou jato pulsante, sacudimento mecânico, vibratório, entre outros.

4 Economia de energia e vida útil

O feltro, quando fabricado para atender processos de filtração, apresenta uma estrutura que proporciona uma melhor eficiência de filtragem e, ao mesmo tempo, permite maior fluxo de ar em comparação com os outros tecidos.

A instalação de filtros, que utilizam como elemento filtrante o feltro, pode ser projetada com espaços menores, sem comprometer a capacidade de lidar com grandes quantidades de ar. Outra vantagem é a economia de energia devido à redução do esforço para promover a passagem do ar.

5 Eficiência contra vazamento de pó

Os feltros agulhados são tridimensionais porque a orientação da fibra não segue um padrão, ocorrendo de forma aleatória. Essa estrutura do feltro impede que a poeira passe facilmente no elemento filtrante.

Diferenças entre o feltro convencional e o feltro agulhado para filtração

Feltro convencional

O que é desejado na superfície pode ser um problema em profundidade. Em feltros convencionais, por causa da estrutura de poros abertos, as partículas podem penetrar em profundidade.

Em muitos casos, os resultados de filtração desejados podem ser obtidos apenas por aglomeração. As partículas formam um bolo de pó primário no meio do filtro, de forma que mesmo as partículas finas de pó submicrônicas podem ser retidas.

Quando a manutenção do filtro e a limpeza do elemento filtrante é executada, é muito difícil remover essas partículas que se encontram impregnadas no feltro. Como consequência, o fluxo de ar é reduzido e a pressão diferencial aumentada, demandando mais energia para o funcionamento.

Outra dificuldade encontrada em situações como esta é o risco de vazar a poeira, proporcionando a interrupções frequentes da operação do filtro. Devido a todas essas circunstâncias, o feltro convencional tem a vida útil mais curta.

Feltro agulhado para filtração

Os feltros agulhados produzidos para filtração podem receber vários tipos de acabamentos que atribuem novas características.

Os feltros agulhados proporcionam um outro cenário de manutenção. O processo de fabricação e o acabamento aplicado originam feltros com poros mais fechados e eficiência de retenção dos variados tipos de partículas. A poeira fica presa na superfície externa, penetrando em quantidades mínimas em profundidade.

A seleção do tipo e tamanho da fibra, da densidade do feltro agulhado, das características da superfície e dos tratamentos especiais de superfície possibilitam que o processo de limpeza seja executado facilmente com fluxo reverso.

A vida útil do feltro agulhado também é maior. A estrutura de poros mais fechados permite que as manutenções ocorram inúmeras vezes, antes que seja necessário executar a substituição do elemento filtrante.

Feltros disponíveis para a filtração Industrial

Os feltros agulhados, quando fabricados por indústrias como a Processo Industrial, são personalizados. O feltro é desenvolvido para se adaptar ao tipo de equipamento e também às condições do ambiente onde será aplicado.

Existem diversas possibilidades de desenvolvimento de feltro industrial personalizado. De forma geral, o feltro para filtração industrial está disponível conforme a sua aplicação:

Feltros agulhados para filtração seca

Os feltros agulhados utilizados na filtração seca originam as mangas para filtração do ar e captação de pó, mantas para retenção de fibras e poeiras, filtros manga e sacos coletores.

O feltro agulhado para filtração seca pode ser fabricado com fibras de poliéster, polipropileno, acrílico, meta-aramida e PPS. As fibras podem ter variações de espessuras e comprimentos.

Para filtração industrial estão disponíveis feltros agulhados com gramaturas que podem variar de 120 g/m² até 800 g/m².
Para contemplar as mais variadas aplicações, os feltros agulhados podem receber acabamento chamuscado, calandrado, antiaderente com banho de PTFE, antiaderente com membrana PTFE e antiestático.

Feltros agulhados para filtração líquida

Os feltros agulhados para filtração líquida são utilizados para produzir bags, bolsas, lonas e coadores, além de compor outros sistemas de filtração industrial.

Para os processos de filtração líquida a indústria tem à disposição feltros micronados com abertura calibrada para 1, 5, 10, 25, 50, 75, 100, 150 e 200 micras e acabamentos que evitam a migração de fibras.

Feltros em metro

Os feltros agulhados em metros também são uma opção para a indústria. O desenvolvimento personalizado possibilita a elaboração do elemento filtrante adequado para atender a uma demanda específica.

Conhecidos no segmento como manta geotêxtil, os feltros agulhados desenvolvidos especialmente para a aplicação na engenharia e jardinagem proporcionam eficiência e durabilidade aos sistemas de filtração e drenagem.

A manta geotêxtil pode ser aplicada em reforços e recuperação de estradas, para o controle da erosão, em proteção de margem de rios e canais, sistemas de impermeabilização, locais de depósitos de resíduos sólidos e no processo de secagem do concreto.

Versatilidade do feltro agulhado

O feltro agulhado ganhou espaço devido à versatilidade. Os acabamentos que podem ser aplicados ao feltro atribuem novas características, por exemplo, repelência à água ou ao óleo melhorando ainda mais a eficiência de uso.

A performance do feltro também é ampliada com os tratamentos finalizadores como a calandragem, a chamuscagem e a impregnação com PTFE, que modificam as características da superfície, influenciando na resistência em ambientes adversos e na capacidade de liberar as partículas retidas, durante o processo de limpeza.

Os feltros agulhados possuem o seu espaço garantido nos processos de filtração industrial e tendem a ocupar um lugar ainda maior, porque otimizam os processos e oferecem ótimos resultados.

 

Leia também:

Veja os detalhes de composição dos feltros micronados
Conheça a linha de feltros agulhados da Processo Industrial

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × cinco =

Menu