arte com imagens de duas peneiras industriais em destaque na parte superior: uma redonda e outra capa e gancho. Na parte inferior duas imagens destacando as telas para peneiras e acabamentos. Duas imagens compondo um antes e depois de peneiras industrias recuperadas

Compartilhe este post

Recuperação de peneira industrial

Uma alternativa que proporciona ótimo custo-benefício

A peneira industrial é o coração dos sistemas de peneiração que precisam realizar a separação ou classificação dos elementos sólidos de diferentes frações granulométricas, para viabilizar o trabalho com determinados materiais.

Com a evolução dos processos de separação, inúmeras formas de peneiração foram criadas. Atualmente, a indústria se beneficia das peneiras vibratórias, capa e gancho, rotativas, estáticas inclinadas, de rama, entre outros formatos.

Os modelos de peneira são diversificados e apresentam variações de fabricante para fabricante. O que existe em comum é a necessidade de oferecer eficiência e durabilidade.

A peneiração industrial é tradicionalmente realizada com telas, fabricadas com fios entrelaçados que formam uma malha, com espaços padronizados entre os fios (mesh).

O desgaste das telas das peneiras é inevitável devido a sua utilização constante. O grande diferencial de alguns sistemas de peneiração industrial é a estruturação que facilita a substituição da tela. Por isso, entender como funciona o equipamento de peneiração e conhecer as possibilidades de recuperação da peneira (tamis) é muito importante.

Peneiração industrial

Embora a peneiração tenha surgido de forma manual, a incorporação do sistema mecânico de vibração possibilitou a aplicação nos mais variados setores e em larga escala. Atualmente, as peneiras são muito utilizadas, devido aos diferentes modelos que possibilitam separar os sólidos de acordo com a sua granulometria, em todos os setores da indústria.

Nos processos de peneiração e classificação são realizados cálculos que permitem dimensionar de forma precisa os diâmetros dos fios e mesh da malha para cada aplicação, possibilitando diversas alternativas de aberturas e percentuais de área aberta para as telas.

As especificações técnicas que tratam do percentual de área aberta e abertura das telas são de extrema relevância para os processos de peneiração e classificação, pois além da retenção, a produtividade da peneira depende desses fatores.

Uma tela com determinada abertura, fabricada com fio de diâmetro maior, possui um percentual de área aberta menor, porém, essa tela apresentará mais resistência mecânica. O inverso ocorre se para a fabricação da tela for utilizado um fio com diâmetro menor. Nesse caso o percentual de área aberta será maior, aumentando a capacidade de produção do sistema.

As diversas possibilidades de combinação de diâmetro de fios e abertura das malhas permitem utilizar equipamentos de peneiração nos mais diversos processos industriais, desde peneiração e classificação em larga escala de sólidos com granulometria elevada, até a produção de volumes menores e particulados extremamente finos.

Como é feita a recuperação de peneira industrial?

O uso constante das telas em conjunto com a peneira vibratória gera desgastes que inviabilizam a peneiração com o passar do tempo. A recuperação é um serviço que possui o objetivo de trocar a tela da peneira, aproveitando a estrutura de fixação.

As peneiras industriais de tela podem passar pelo processo de recuperação, porém, não são todos os modelos de peneiras que possibilitam aplicar essa técnica.

A recuperação de peneira industrial exige a avaliação das condições da peneira e considerações sobre a viabilidade da troca da tela e dos acabamentos.

Quando é possível restabelecer a eficiência, a restauração da peneira é efetuada com a aplicação de uma nova tela e a revitalização ou troca dos acabamentos.

Um fator importante que deve ser observado é a qualidade das telas utilizadas na recuperação das peneiras. Apenas a utilização do material adequado e das especificações corretas da tela (fio, abertura, percentual de área aberta) podem garantir eficiência e durabilidade à peneira.

Para que a recuperação seja efetuada com qualidade, também são necessários equipamentos para corte a laser ou a plasma, que oferecem mais precisão.

O uso de modernos equipamentos para montagem, tensionamento e aferição, permitem que a troca da tela ofereça um ótimo custo-benefício para a indústria.

Telas disponíveis para a recuperação de peneiras industriais

Os inúmeros modelos e aplicações das peneiras existentes no mercado exigem uma diversidade de telas com várias opções de composição, abertura da malha, diâmetro de fios e tecituras para viabilizar a restauração.

As telas disponíveis para a aplicação na recuperação de peneiras são:

Telas de aço inox

As telas de aço inox podem ser utilizadas na recuperação de peneiras industriais. A diversidade de fios com AISI variados, aberturas e percentual de área aberta permite atender às diversas aplicações. A tela de aço inox é utilizada nos sistemas de peneiração das indústrias de mineração, químicas, petroquímicas, alimentos, bebidas e agrícolas.

Telas de aço galvanizado

As telas de aço galvanizado também podem ser aplicadas para recuperar peneiras. Considerada uma alternativa mais econômica que a tela de aço inox, pode ser utilizada nos sistemas de peneiração que não exigem grande resistência à oxidação.

Tela de poliamida (Nylon)

A tela de poliamida é uma alternativa que pode ser aplicada para recuperar as peneiras industriais que utilizam esse material, proporcionando a resistência ao tracionamento e à abrasão que uma tela nova pode oferecer.

Tela de poliéster

A recuperação de peneira industrial também pode ser feita com tela de poliéster. A estabilidade dimensional e a resistência mecânica possibilitam reestruturar a peneira conforme a necessidade da aplicação.

Tipos de peneiras que podem ser recuperadas

Para recuperar uma peneira industrial é preciso considerar as condições do sistema de peneiração. A forma como está estruturado o conjunto do aparelho pode viabilizar ou inviabilizar a recuperação.

A avaliação do tipo da peneira vai permitir determinar se o produto pode ou não passar pelo processo de recuperação.
Os tipos mais comuns de peneiras que passam pelo processo de recuperação são:

Peneira vibratória

Os mais variados modelos de peneiras vibratórias podem ser recuperados. Esses sistemas de peneiração costumam ser estruturados para viabilizar a troca da tela.

Peneiras de Rama

Embora as peneiras de rama tenham diferentes configurações e aparentam fragilidade, existem modelos que podem passar pelo processo de recuperação.

Vantagens de optar pelo serviço de recuperação de peneira industrial 

Escolher recuperar uma peneira industrial oferece inúmeras vantagens, como:

Encaixe perfeito

Recuperar a peneira que já vinha sendo usada no equipamento de peneiração elimina o risco de problemas de encaixe uma vez que preserva a estrutura original que já está adaptada ao equipamento.

Economia

O processo de recuperação da peneira reaproveita a maior parte dos componentes, por isso, exige um investimento menor.

Contribuição com o meio ambiente

Reutilizar a peneira contribui para reduzir a geração de sucata e consequentemente menos resíduos sólidos industriais.

Aposte no serviço de recuperação de peneira industrial!

A recuperação de peneiras industriais é uma prática que está se difundindo cada vez mais pelas vantagens que oferece.

Para solicitar esse serviço, escolha uma empresa séria e experiente para garantir que a peneira restaurada retorne à sua aplicação o mais rápido possível.

Conheça mais sobre o processo de recuperação de peneira industrial conversando com a equipe da Processo Industrial!

 

Leia também:
Telas metálicas para peneiração
Serviço de recuperação de peneira industrial

 

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × 5 =

Menu