Os desafios enfrentados pela indústria não foram poucos. Nos últimos anos a falta de insumos para fabricação dos produtos, a alteração no custo de importação devido à flutuação do câmbio e à inflação, preocuparam o setor, além do preço elevado da energia.
Em meio a esse momento turbulento impulsionado pela pandemia da Covid-19, alguns segmentos conseguiram obter melhor desempenho.
A indústria química é um exemplo, com o faturamento líquido de $142.8 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 40,4% do valor de faturamento líquido se comparado a 2020, que registrou $101.7 bilhões.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), os segmentos com maior percentual no faturamento em 2021 foram:
- Produtos químicos de uso industrial 50,3%
- Fertilizantes 13,8%
- Farmacêuticos 11,2%
- Defensivos agrícolas 9,3%
- Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos 6,1%
- Produtos de limpeza e afins 3,9%
- Tintas, esmaltes e vernizes 2,5%
- Fibras 0,6%
- Outros 1,8%
Tendências para a indústria química em 2023
O ano de 2022 iniciou com grandes desafios com a escassez de insumos para produção, a falta de contêineres para importação, o alto preço dos fretes, o preço elevado das matérias-primas e a alta do dólar.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia gerou um novo período de instabilidade na economia mundial com consequências no cenário energético internacional. Isso impactou toda a indústria, mas em especial a química, devido a sua base de produção de matérias-primas serem provenientes dos setores de óleo, eletricidade e gás.
Em 2023 as atenções estarão voltadas para a constante busca pela redução dos custos de fabricação.
A tendência mundial direciona para alternativas com processos de trabalho mais eficientes, com otimização dos métodos, controle de desperdício de materiais e gestão de capital humano, com o propósito de manter o caixa e preservar o capital de giro. Também seguirá em pauta os programas voltados à agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
Desafios do crescimento
Para suprir essa demanda de crescimento constante toda a cadeia que fornece produtos e matérias-primas para a fabricação precisa estar em constante evolução.
A Processo Industrial acompanha toda a movimentação da indústria química porque fornece diversos materiais e produtos com características que são novidade para o segmento. Entre o vasto portfólio de soluções em elementos filtrantes para os processos de filtração de sólidos e líquidos se destaca o filtro bag.
A função do filtro bag na indústria química
O filtro bag industrial é um elemento que contribui com o objetivo de eliminar impurezas nos mais variados processos da indústria.
Muito utilizado nas indústrias químicas, tintas, resinas, petroquímicas, farmacêuticas e alimentícias, o filtro bag possibilita remover os resíduos gerados pelos processos produtivos fabris.
A elevada performance do filtro bag é determinada pela elaboração do elemento filtrante e funcionamento do conjunto.
O filtro bag está disponível com várias configurações que viabilizam os processos de filtração nos mais diversos segmentos.
O processo de elaboração do filtro bag inicia com a definição das especificações do material, tamanho e acabamento necessários. Depois que o projeto estiver delimitado inicia o processo de produção.
O filtro bag pode ser costurado ou termossoldado, a finalidade da aplicação irá definir a forma, o tamanho, a utilização de acessórios e todas as etapas de elaboração.
A fabricação do filtro bag precisa passar pelo controle de qualidade para assegurar que as configurações de acabamento e construção foram aplicadas corretamente e o filtro bag irá desempenhar a função em conformidade com a aplicação.
Para evitar transtornos é necessário ficar atento a alguns pontos no momento de aquisição do filtro bag:
- Certifique-se que os dados do projeto estão corretos. O orçamento precisa detalhar exatamente o produto que deve ser entregue, dessa forma minimiza o risco de receber um produto diferente do esperado.
- Prefira negociar com uma empresa experiente, idônea e comprometida com a satisfação do cliente. Dessa forma você evita o risco de não receber o produto adquirido. Os certificados ISO ajudam a identificar as melhores empresas para negociar.
- Busque apoio de algum técnico especializado para orientar sobre as características técnicas do material. Você pode encontrar uma solução de alta qualidade para a sua demanda.
Tipos de filtro bag elaborados pela Processo Industrial
Os filtros bags podem ser fabricados em feltros com diversas composições. A escolha da fibra que irá compor o elemento filtrante determina as características técnicas do filtro.
Outro material utilizado para a fabricação do filtro bag é a tela monofilamento, que pode ser elaborada com fios de poliéster, poliamida ou polipropileno.
O filtro bag industrial é um produto que segue padrões de personalização exigidos em cada aplicação. O desenvolvimento em diversos tamanhos, formatos, espessuras e aberturas calibradas de 1 a 200 micra para os feltros agulhados e até 2000 micra para as telas monofilamento, viabiliza a utilização nas mais variadas condições do ambiente e estruturas de maquinários.
Existem muitos tipos de filtro bag industrial, entre os mais procurados estão o filtro bag multicamadas, o filtro bag termossoldado e o filtro bag isento de silicone.
Filtro bag multicamadas
A elaboração do filtro bag multicamadas possibilita atender níveis de filtração exigidos em cada processo específico.
As múltiplas camadas do elemento filtrante permitem a retenção por fase, que ocorre em profundidade durante a passagem do líquido por cada camada.
O filtro bag multicamadas é usado para filtração de líquidos com grande quantidade de sólidos e líquidos viscosos.
Filtro bag termossoldado
O filtro bag termossoldado é aplicado nos processos de filtração que exigem eficiência para a retenção de partículas muito pequenas.
A construção do filtro bag termossoldado não apresenta furos porque é elaborado com a fixação do elemento filtrante por meio da termossoldagem.
A ausência dos furos deixados pela agulha de costura, evita a existência de pontos de fuga (bypass) de partículas, possibilitando a retenção eficiente de impurezas e contaminantes.
Filtro bag isento de silicone
O filtro bag isento de silicone foi desenvolvido para atender processos que exigem a ausência do risco de contaminação com silicone, como a preparação de tintas e a filtragem de solventes, vernizes, esmaltes, entre outros líquidos.
A utilização do filtro bag isento de silicone evita a contaminação da tinta e, consequentemente, a presença de partículas que podem formar crateras na camada de produto aplicada.
O filtro bag isento de silicone é elaborado com uma linha especial que não possui silicone em sua composição. Esse processo de fabricação é utilizado principalmente para produzir filtros bags com telas monofilamentos que precisam ser costurados porque a termossolda não funciona de maneira satisfatória nesse material.
Contribuições do filtro bag
Por atuar eliminando agentes contaminantes diversos, o filtro bag contribui para a qualidade na execução dos processos de produção e também favorece a redução da necessidade de operações de manutenção em maquinários, enquanto preserva o desempenho dos equipamentos.
O filtro bag auxilia na otimização do desempenho da indústria química, além de viabilizar a realização de diversos processos fundamentais para a produção.
A utilização de um filtro bag de qualidade possibilita realizar o processo com mais eficiência, contribuindo para a redução dos custos de fabricação e, consequentemente, para cumprir com as tendências para os próximos anos.
Fontes:
– Abiquim
– O desempenho da Indústria Química Brasileira 2020
– O desempenho da Indústria Química Brasileira 2021
Leia também:
– Tipos de bolsas filtrantes com melhor desempenho
– Elementos filtrantes para filtração líquida
– Coadores, bolsas filtrantes e filtro bag