Imagem grande de tela PPS e imagens menores de tela de poliéster monofilamento e tela de poliamida

Compartilhe este post

Telas sintéticas para a indústria de alimentos

As telas sintéticas para indústria de alimentos são aplicadas em inúmeros processos para executar a filtração, separação, secagem, desidratação e transporte dos alimentos.

Atualmente, os processos dentro da indústria de alimentos são mais automatizados e desenvolvidos para possibilitar a extração de dados. Essa nova formatação viabiliza o aprimoramento constante, ampliando a eficiência do processo e a qualidade do produto final.

A grande variedade de telas desenvolvidas para cada etapa possibilita a compatibilidade com a mais diversa linha de equipamentos.

Na indústria de alimentos as telas sintéticas são utilizadas para a elaboração de peneiras, coadores, filtros e esteiras.

Telas sintéticas mais utilizadas na indústria alimentícia

As telas sintéticas estão presentes na indústria de alimentos para compor equipamentos e produtos que fazem parte dos processos de separação, filtração, transporte e secagem.

Entre as telas sintéticas mais utilizadas no segmento estão a tela de poliéster, a tela de poliamida e a tela de PPS.

Tela de poliéster

A tela sintética fabricada em poliéster monofilamento oferece estabilidade dimensional e resistência mecânica.

Para a aplicação em ambientes com temperaturas mais altas, pode suportar a exposição a até 150 °C em calor seco.

Tela de poliamida

A tela de poliamida (muito conhecida pela marca Nylon) é utilizada em circunstâncias que exigem flexibilidade.

Devido à resistência ao tracionamento, à abrasão e ao impacto, a tela de poliamida é mais utilizada para a fabricação de filtros e peneiras.

Tela de PPS

A tela de PPS (Sulfeto de Polifenileno) apresenta alta resistência à temperatura elevada e a ambientes que proporcionam a exposição a químicos agressivos.

A formulação química da tela de PPS resulta na estabilidade térmica, dimensional, resistência à corrosão, à umidade e à substâncias químicas.

A tela de PPS pode ser exposta a ambientes com temperatura de até 190 °C.

Esteiras sintéticas mais aplicadas na indústria alimentícia

As esteiras são utilizadas na indústria alimentícia para o transporte durante os processos de filtração, secagem, desidratação, congelamento e forneamento.

Quando comparada com a esteira metálica, a esteira sintética apresenta a vantagem de ser mais leve e não reter a temperatura por muito tempo, viabilizando a utilização em vários equipamentos.

Fabricadas com fios sintéticos monofilamento, as telas sintéticas para esteiras costumam apresentar fios mais robustos, resistentes à tração e as diversas condições de uso.

Outro ponto relevante são os acabamentos laterais que podem receber reforço em resina ou tecido costurado, guias com ilhoses ou perfil de borracha.

As esteiras de tela monofilamento geralmente são confeccionadas sob medida e recebem o tipo de emenda mais apropriado para a aplicação. Alguns exemplos de emendas aplicadas são os modelos: desmontável em grampos de aço inox, espiral de PES ou Peek e a emenda sem fim.

A tela de poliéster monofilamento é o tipo mais utilizado para a fabricação das esteiras, mas também existem esteiras de tela de poliamida e de tela de PPS.

Dimensões

As dimensões das esteiras de telas sintéticas variam de acordo com o uso. A largura e o comprimento são determinados pelo modelo de equipamento utilizado.

As telas utilizadas na esteira podem apresentar diferentes tipos de malha e aberturas. A aplicação e a finalidade da esteira irão definir o modelo e a configuração ideal.

Esteira de tela monofilamento com malha quadrada

A esteira de tela monofilamento em malha quadrada é um modelo muito utilizado. Apresenta uma trama plana e abertura uniforme, proporcionando alta eficiência de separação e ótimos efeitos de filtração.

A malha quadrada pode oferecer aberturas que proporcionam uma grande área de vazão ou fluxo de ar. A abertura é definida para atender ao processo e ao produto produzido.

As esteiras de tela monofilamento com malha quadrada costumam apresentar uma estrutura robusta, reforços laterais e emendas sobrepostas, desmontáveis ou sem fim.

Os processos da indústria alimentícia que utilizam a esteira de tela monofilamento em malha quadrada são:

  • secagem de massas alimentícias;
  • secagem de ração;
  • secagem de grãos;
  • desidratação de frutas e legumes;
  • torrefação de grãos;
  • filtragem de cremes, molhos e outros preparos;
  • secagem de ervas;
  • classificação e/ou resfriamento de frutos do mar (pescados);
  • secagem de castanhas;
  • separação de sólidos;
  • transporte e lavagem de frutas e vegetais e outras aplicações.

Esteira de tela monofilamento com malha espinha de peixe

As esteiras de tela espinha de peixe são elaboradas com fios monofilamento em um sistema de trama que forma uma tecitura semelhante à espinha de peixe.

Embora apresente uma retenção muito grande de partículas, essa tela oferece vazão com fluência conforme a sua micragem.

Geralmente a tela espinha de peixe para esteiras é produzida com fios de poliéster monofilamento, mas pode apresentar outras composições.

Para ampliar a qualidade e facilitar a instalação, a esteira pode receber acabamento antidesfiamento e emenda desmontável.

Principais aplicações da esteira de tela espinha de peixe na indústria de alimentos:

  • para a separação de sólidos e líquidos em diversos processos;
  • para a prensagem de frutas para extrair o suco ou a polpa;
  • para o tratamento dos efluentes gerados durante a produção (separação de resíduos sólidos e líquidos).

Esteira de tela monofilamento com malha espiral

As esteiras de tela monofilamento com malha em espiral possuem uma estrutura de tela contínua e sem costura, isso torna a esteira resistente à carga e levemente flexível.

A trama da malha em espiral com fios de poliéster monofilamento oferece permeabilidade com fluxo constante e excelente eficiência de filtração.

Para proporcionar ótima resistência, geralmente a estreia de tela monofilamento com malha espiral é fabricada com reforço lateral em resina e fechamento com pino de junção em poliéster com guia de aço inox.

Os fios de poliéster mais utilizados para a confecção da esteira de tela espiral são os monofilamentos de Ø 0,6mm a Ø 1,00mm. A malha pode ser estruturada com ou sem fios de enchimento e oferecer diversas permeabilidades.

A esteira de tela monofilamento com malha espiral é utilizada para:

  • filtração e recuperação de caldo no setor sucroalcooleiro;
  • desidratação de produtos fibrosos;
  • prensagem de frutas para extração do suco ou da polpa;
  • desaguamento de efluentes provenientes do processo de produção.

Esteira de tela sintética para alta temperatura

A esteira sintética para alta temperatura é elaborada para atender os processos de secagem em fornos e estufas.

Fabricada com fibra de PPS monofilamento, esteira é resistente a ambientes com temperaturas elevadas (até 190 °C), mantendo a estabilidade dimensional.

A esteira sintética para alta temperatura ou esteira de PPS também possui resistência química, à corrosão e à umidade.

Devido às suas características técnicas, a esteira de tela sintética para alta temperatura é aplicada nos seguintes processos:

  • fabricação de ração extrusada;
  • desidratação de frutas;
  • secagem de grão;
  • fabricação de farinha.

Como escolher a tela sintética adequada?

Além das telas sintéticas mais populares no segmento alimentício, existem outras composições que também são utilizadas para processos específicos.

O mais importante é respeitar o objetivo da aplicação e identificar as configurações técnicas necessárias para o melhor desempenho.

Existem uma imensa variedade de telas sintéticas que podem ser utilizadas para a elaboração de peneiras, filtros, coadores e esteiras. Contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto para sanar dúvida pode assegurar a escolha adequada.

A Processo Industrial possui um amplo estoque de telas sintéticas e uma equipe qualificada para atender os clientes. Entre em contato para saber mais e conhecer o portfólio completo.

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

doze − seis =

Menu