Arte com destaque para a manta geotêxtil e algumas aplicações

Compartilhe este post

Manta geotêxtil: características, usos e tipos disponíveis no mercado

A manta geotêxtil é um produto muito utilizado devido à possibilidade de aplicação nas mais variadas condições.

Os benefícios proporcionados pela instalação da manta geotêxtil são inúmeros e específicos para cada obra, mas sem dúvidas, a maior vantagem oferecida é o prolongamento da eficiência do projeto.

+ Conheça a manta geotêxtil da Processo Industrial!

O que é geotêxtil?

O geotêxtil é um tipo de material têxtil aplicado diretamente no solo ou em contato com outros materiais para viabilizar projetos de engenharia civil, geotécnica, jardinagem e outros usos mais simples.

A estrutura do geotêxtil geralmente é formada com um tecido nãotecido, mas também existem modelos, para aplicações específicas, que apresentam outra estruturação.

Geotêxtil nãotecido

A geotêxtil nãotecido é uma manta sintética desenvolvida para ser uma camada que proporciona a separação dos elementos, enquanto mantém a permeabilidade.

A manta geotêxtil geralmente é fabricada com fibra de poliéster devido à sua alta resistência à tração. Porém, também existem mantas geotêxteis fabricadas com fibra de polipropileno para aplicações em ambientes que exigem resistência química.

O processo de fabricação do geotêxtil nãotecido geralmente é realizado com fibras em um sistema de agulhamento e termofixação. Também existem outros processos de fabricação do geotêxtil nãotecido que resulta em produtos com características distintas.

Para cada tipo de aplicação é utilizada uma manta geotêxtil com características técnicas específicas, dessa forma é assegurado o desempenho projetado para cada situação.

Com qual finalidade o geotêxtil é utilizado?

A manta geotêxtil funciona como uma camada simples que impede a mistura de materiais distintos, preservando a funcionalidade por mais tempo.

A barreira estabelecida pela manta geotêxtil proporciona a permeabilidade necessária para manter o fluxo dos líquidos no local, evitando acúmulo e problemas decorrentes disso.

A manta geotêxtil é utilizada em vários segmentos, desde projetos mais simples até os mais complexos.

As aplicações para a manta geotêxtil são inúmeras, mas geralmente possuem as seguintes finalidades:

  • separação de materiais;
  • proteção de dutos;
  • complemento dos sistemas de drenagem;
  • separação de agregados;
  • proteção de geomembranas;
  • estabilização do solo;
  • reforço em pavimentação de via;
  • separação de camadas de pavimentos.

Onde o geotêxtil nãotecido é aplicado?

O geotêxtil nãotecido é empregado em sistemas de drenagem, campos esportivos, aterros sanitários, muros de contenção, rodovias, projetos de jardinagem, entre outros locais.

Em alguns casos a manta geotêxtil pode receber uma nomenclatura específica que caracteriza a utilização. Por exemplo, manta para jardim, manta para drenagem, manta geotêxtil para proteção de geossintéticos e geotêxtil para obras asfálticas.

Além da variação do nome, a configuração técnica da manta também pode mudar e apresentar características específicas para atender cada aplicação.

Manta para jardim

Manta para jardim é apenas um dos nomes atribuídos à manta geotêxtil. O produto também é conhecido pela marca Bidim.

Nos projetos de jardinagem, a manta geotêxtil é utilizada para a drenagem com o propósito de formar uma camada que preserva o sistema, evitando que a terra preencha os espaços destinados para o fluxo da água.

Em jardins com espaços de design, a manta geotêxtil é aplicada para evitar que os materiais se misturem. Nos quintais, o geotêxtil nãotecido mantém as camadas separadas e evita que as pedras fiquem sujas no contato direto com o solo.

A manta geotêxtil também é utilizada para forrar a parte interna do fundo dos vasos formando uma barreira que evita que a terra saia pelos orifícios quando as plantas são regadas.

Manta para drenagem

Na aplicação como manta para drenagem, o geotêxtil nãotecido cria uma camada separadora.

A instalação da manta impede a passagem de materiais naturais com diferentes granulometrias, dessa forma o sistema segue preservado, permitindo que o fluxo de água siga constante, sem o risco de entupimentos.

A manta geotêxtil é utilizada em sistemas de drenagem horizontal, sistemas de drenagem do subsolo e em sistemas de drenagem agrícola.

Manta geotêxtil para proteção de geossintéticos

O geotêxtil nãotecido também é aplicado para formar uma camada protetora em locais onde vai ser utilizado um material geossintético.

Em muitos projetos que preveem a instalação de geomembranas de PEAD ou de PVC, o geotêxtil é aplicado como um material complementar e essencial para contribuir com a preservação da geomembrana, reduzindo as chances de perfurações e rasgos.

Geotêxtil para obras asfálticas

A recuperação de rodovias é realizada constantemente devido à degradação sofrida pela pavimentação.

No processo de restauração, o geotêxtil nãotecido é instalado sobre o asfalto antigo. Essa aplicação evita que as trincas já existentes ressurjam na nova camada do pavimento.

A utilização do geotêxtil reforça a nova camada de asfalto, aumentando a vida útil.

Camisa de geotêxtil

A camisa de geotêxtil, também chamada de camisa drenante ou manta geotêxtil para revestimento de drenos, é elaborada para revestir o geotubo.

Atuando com um elemento separador e filtrante, a camisa geotêxtil permite que a água entre no geotubo enquanto impede a passagem de partículas sólidas.

A aplicação da camisa de geotêxtil evita o entupimento dos tubos de drenagem, preservando a eficiência do sistema.

Geotêxtil para revestimento de ponteiras filtrantes

Nos projetos de rebaixamento do lençol freático o geotêxtil para revestimento de ponteiras filtrantes é aplicado para evitar o entupimento da tubulação.

O geotêxtil para revestimento de ponteiras filtrantes funciona como uma barreira que impede a passagem das partículas de solo, evitando danos ao sistema de drenagem.

Vantagens de utilizar o geotêxtil

A manta geotêxtil é um material de fácil instalação que pode ser adaptado aos mais variados projetos.

A aplicação de geotêxtil otimiza os sistemas e prolonga a usabilidade. A utilização desse material proporciona os seguintes benefícios:

  • evita que o solo se misture ao material aplicado;
  • preserva a permeabilidade do local, permitindo a passagem da água enquanto retêm os sólidos;
  • contribui para ampliar a durabilidade de materiais aplicados no solo;
  • mantêm separadas as camadas de materiais distintos;
  • amplia a resistência do solo em aterros;

Todos esses benefícios são proporcionados por um longo período devido à alta durabilidade da manta geotêxtil.

Como escolher a manta geotêxtil adequada?

Para fazer a escolha da manta geotêxtil adequada é necessário avaliar o ambiente onde será utilizada e qual o objetivo da aplicação.

A fabricação da manta geotêxtil pode atender diversas gramaturas e permeabilidades, possibilitando a aplicação nos mais variados projetos.

Todas as mantas geotêxteis oferecem um índice de permeabilidade e resistência à tração. Existem inúmeras possibilidades de configuração da manta. Essas características são determinadas no momento da fabricação e impactam na qualidade e no preço.

Uma manta geotêxtil com mais qualidade e resistência terá um valor mais elevado, por isso, é necessário avaliar quais características precisam estar presentes e quais não são necessárias, dessa forma é possível escolher a manta correta e economizar no momento da compra.

A geotêxtil com gramatura 130 é o modelo mais popular. A aplicação dessa configuração de manta atende os usos mais comuns.

A escolha da manta geotêxtil mais adequada passa pela avaliação de todo o contexto de aplicação e propósito do uso. Independentemente da escolha, a instalação da manta geotêxtil irá proporcionar muitos benefícios.

 

Leia também:

Características do produto manta geotêxtil 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × 3 =