Arte com destaque para três tipos de lona para filtro prensa

Compartilhe este post

Tipos de lona para filtro prensa

A lona para filtro prensa é um dos elementos de vital importância no sistema porque assegura a desidratação eficiente da torta e possibilita atingir o nível de filtragem adequado para o processo.

Cada modelo específico de filtro prensa requer uma lona filtrante apropriada para que possa cumprir plenamente com a sua função.

A lona para filtro prensa pode variar quanto ao tamanho, a forma, o tipo de tecido, a permeabilidade, o design para atender aos diferentes tipos de placas, acabamento, sistema de fixação e objetivos da filtração.

A utilização de filtro prensa com a lona apropriada proporciona:

• Melhor performance no processo de filtração;
• Aumento da durabilidade da lona, resistindo a um número maior de ciclos de filtração;
• Ampliação da produtividade com desempenho correto da taxa de filtragem prevista para o equipamento no ambiente;
• Melhor desprendimento da torta;
• Mais estabilidade do sistema de filtração;
• Melhor custo-benefício.

Características que podem variar em uma lona

A lona para filtro prensa pode ser fabricada conforme as necessidades da aplicação, reunindo diferentes elementos para conferir características únicas de filtração e aplicabilidade.

Tecidos

Os tecidos utilizados para a fabricação da lona para filtro prensa podem ser elaborados com vários tipos de fibra, fios, tecituras e densidades.

As fibras disponíveis para a fabricação de tecidos para lona para filtro prensa são:

Poliéster

A fibra de poliéster possui boa estabilidade dimensional e excelente desempenho na filtração líquida. Apresenta boa resistência a ácidos, mas não suporta ambientes alcalinos, sofrendo hidrólise.

Polipropileno

A fibra de polipropileno é muito leve e retém pouca umidade. Possui resistência química à maioria dos ácidos e alcalinos, porém, é suscetível a agente oxidante como UV, sofrendo degradação.

Poliamida (nylon)

Apresenta grande resistência à abrasão, boa elasticidade e ótimo desempenho no desprendimento da torta. A fibra de poliamida é indicada para filtração em meios alcalinos, mas não deve ser utilizada em ambientes ácidos, sofrendo degradação.

Algodão

A fibra de algodão tem uma estrutura firme, porém, não possui boa resistência a químicos em geral.

Fios

Os fios utilizados para a fabricação da lona para filtro prensa podem ser monofilamento, multifilamento de fibra lisa ou cortada, e também, podem ser compostos por uma combinação de fios mono e multifilamento.

A densidade e a escolha dos fios determinam as características que o tecido vai apresentar.

Monofilamento

Os fios de monofilamento originam lonas para filtro prensa com bom desprendimento da torta, alto rendimento de filtragem e resistência ao entupimento.

Os fios de monofilamento também podem produzir lonas de média ou baixa permeabilidade, conforme a sua configuração no momento da fabricação.

Multifilamento

Os fios de multifilamento formam lonas para filtro prensa com estabilidade dimensional, boa eficiência de filtragem e alta resistência à pressão.

Outra característica da lona para filtro prensa com fios multifilamento é o bom desprendimento da torta. O fio de multifilamento pode ser combinado com outros tipos de fios atribuindo novas características à lona.

Fibra cortada

Os fios de fibra cortada proporcionam características de alta eficiência de filtragem, boa retenção de partículas, resistência mecânica e à abrasão.

Padronagem da tecitura

A lona para filtro prensa pode ser elaborada com as padronagens tela, sarja, cetim e suas variações.

Tela

A tela foi o primeiro formato de trama que surgiu para a formação de tecidos. Apresenta como característica visual tecidos com os dois lados idênticos.

A padronagem de tela pode dar origem a tecidos distintos. Por exemplo, quando fabricada para a utilização como lona para filtro prensa, com fios mais grossos e carreiras bem próximas, produz um tecido mais fechado, firme e resistente.

Sarja

Para a fabricação da sarja, os fios são dispostos longitudinalmente e o entrelaçamento ocorre na diagonal. O tecido apresenta como característica visual linhas ou fileiras diagonais de um lado ou em ambos os lados (direito e avesso).

Quando fabricada para lona para filtro prensa, a sarja apresenta, geralmente, um entrelaçamento um pouco mais solto, resultando em um tecido com boas propriedades mecânicas e flexibilidade.

Cetim

O cetim é fabricado com trama fechada que atribui ao tecido um aspecto liso e brilhante.

A padronagem do cetim resulta em uma lona para filtro prensa com superfície mais suave, flexível e resistente a entupimentos.

Acabamento para o tecido

A composição do tecido vai determinar os tipos de acabamentos que podem ser aplicados. O acabamento vai atribuir novas características aos tecidos e consequente às lonas de filtro prensa. Os tipos mais comuns de acabamentos aplicados em tecidos são:

Termofixação: a lona para filtro prensa que recebe o acabamento termofixado mantém a estabilidade dimensional, não oferecendo risco de encolhimento após o início da utilização.

Calandragem: a lona para filtro prensa com tecido calandrado apresenta permeabilidade controlada com mais eficiência na retenção de partículas. A superfície lisa facilita o desprendimento dos resíduos.

Feltros agulhados

Os feltros agulhados podem dar origem a lonas com permeabilidade controlada que otimizam o processo de filtração.

As lonas para filtro prensa de feltro podem ter em sua composição os seguintes tipos de fibras:

Polipropileno

Material que retém muito pouco a umidade e apresenta boa resistência química à maioria dos ácidos e alcalinos. O ponto fraco da fibra de polipropileno é a baixa resistência à altas temperaturas.

Poliéster

Fibra de boa estabilidade dimensional que proporciona a formação de um feltro com ótimo desempenho na filtração líquida. Por outro lado, o poliéster não suporta a exposição a ambientes alcalinos.

Acabamento para o feltro agulhado

Os feltros para lona para filtro prensa podem receber os seguintes acabamentos:

Termofixação: também conhecido como ramagem, o processo de termofixação ajuda a dar mais estabilidade ao feltro, evitando variação de tamanho após o início do uso.

Calandragem: acabamento que ajuda a estabilizar a permeabilidade da lona para filtro prensa. O feltro calandrado possui uma superfície lisa que torna mais fácil o desprendimento dos resíduos.

Chamuscagem: a lona para filtro prensa fabricada com feltro agulhado recebe o acabamento chamuscado para eliminar fibras soltas na superfície, facilitando o desprendimento da torta.

Processo de fabricação de lona para filtro prensa

O processo de fabricação das lonas para filtro prensa é determinante para a obtenção de uma lona eficiente.

A escolha do tipo de tecido ou feltro, densidade e o acabamento definem o tipo de lona para filtro prensa que será criado.

Além da escolha da fibra que irá compor a lona, o desenho da peça e os acabamentos são detalhes imprescindíveis para determinar a qualidade do produto final.

Escolha da fibra

A escolha da fibra deve observar a finalidade da utilização do filtro prensa, em qual ambiente está inserido e as condições de trabalho.

Cortes precisos

A qualidade das lonas para filtro prensa também é determinada pelo corte e furação. Os processos de fabricação que utilizam máquinas de corte a laser podem assegurar a fidelidade ao projeto.

Acabamento para a lona para filtro prensa

A lona para filtro prensa recebe acabamentos e/ou acessórios que viabilizam a utilização correta do equipamento. Entre as aplicações mais utilizadas estão:

• Reforço emborrachado nas extremidades;
• Interligação de tecido ou borracha;
• Velcron para fechamento
• Reforços em pontos específicos;
• Furações termosseladas;
• Ilhoses moldados no ultrassom;
• Ilhoses metálicos.

Qual é a melhor lona para filtro prensa?

A combinação de fibras, fios e acabamentos permite a criação de lonas para filtro prensa com as mais variadas configurações.

A melhor lona para filtro prensa é aquela que oferece condições de máxima eficiência ao processo onde está inserida, cumprindo plenamente com o objetivo da filtração.

Todo o processo de fabricação é determinante para assegurar a qualidade da lona para filtro prensa, por isso, é muito importante avaliar também a empresa responsável por criar o produto e sempre que possível solicitar uma amostra.

 

Veja também:

Lonas para filtro prensa
Lonas para filtro prensa para tratamento de ETEs

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

onze − 6 =

Menu